Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório da Clínica Seta realiza os principais e mais importantes exames laboratoriais, atendendo aos rigorosos padrões de qualidade, o que garante segurança e confiança dos resultados dos exames.

Formada por uma equipe multiprofissional e especializada possuem relação direta com os médicos do paciente, proporcionando uma análise e diagnóstico preciso.

FUNCIONAMENTO:

Segunda-Feira: 07h às 17h
Terça-feira a Sábado: 07h às 12h

Marque agora

HEMOGRAMA

O hemograma é o exame laboratorial mais solicitado nos consultórios médicos. Ele consegue ajudar a detectar problemas de saúde, como a anemia, pois oferece informações das células sanguíneas do paciente, sendo elas:

Glóbulos vermelhos: essenciais para prevenção de anemias;

Glóbulos brancos: atuam na defesa do organismo contra infecções e doenças;

Plaquetas: indicam a coagulação do sangue e problemas de circulação.

Esse exame, em específico, não demanda um preparo prévio, mas sempre peça orientação para o médico.

COLESTEROL

O exame de sangue para avaliação do colesterol é capaz de mostrar a taxa dessa molécula e de seus subtipos, como o HDL (conhecido como “colesterol bom”), o LDL (“ruim”) e VLDL.

Em outras palavras, o HDL é responsável por proteger os vasos do acúmulo de placas de gordura, por isso, é importante que ele esteja em valores mais altos.

Ele também analisa a concentração de triglicérides, que é um tipo de gordura, no organismo. O teste avalia o risco de entupimento das artérias e de doenças do coração.

GLICOSE, GLICEMIA E HEMOGLOBINA GLICOSADA

A glicose é o carboidrato mais essencial do corpo humano, pois as células o utilizam como fonte de energia.

Realizar o exame de dosagem de glicose colabora no diagnóstico ou controle do tratamento do diabetes mellitus.

Para esse exame laboratorial, é necessário manter um jejum mínimo de 8 horas, podendo ingerir apenas água.

Já o exame de glicemia mede o nível de açúcar do sangue e ajuda também no diagnóstico de diabetes, assim como no acompanhamento da doença. Ele pode indicar glicemia normal, pré-diabetes ou diabetes.

Também é preciso fazer um jejum mínimo de 8 horas para realizá-lo.

TRANSAMINASES (ALT E AST, OU TGP E TGO)

Esses exames laboratoriais avaliam a saúde do fígado, pois são enzimas responsáveis pela metabolização das proteínas.

O TGP e TGO em um nível alto pode indicar problemas no órgão. No entanto, se apenas o TGO estiver elevado é um sinal de lesões cardíacas.

Algumas doenças podem aumentar os níveis de TGP e TGO, como:

Cirrose;

Hepatites;

Isquemia do fígado.

ÁCIDO ÚRICO

O exame de ácido úrico analisa o nível dessa substância no sangue, o que contribui para a investigação de gota ou cálculo renal.

UREIA E CREATINA

Se esses dois itens estiverem altos é um sinal de que os rins não estão filtrando corretamente. Mas, vale ressaltar que esse exame necessita da interpretação do médico, pois só ele conseguirá combinar a análise com outros pontos.

TSH E T4 LIVRE

Serve para avaliar o funcionamento da tireoide. O TSH elevado e o T4 baixo podem indicar hipotireoidismo. Agora, se o TSH estiver baixo e o T4 alto, o caso é de hipertireoidismo. No entanto, quando ambos estão elevados, o problema pode ser a hipófise.

PSA

Esse exame laboratorial está entre os principais para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Ele costuma ser recomendado a partir dos 45 anos, mas pode variar de acordo com o histórico de saúde do paciente.

EXAME DE URINA E FEZES

Com esses exames laboratoriais, o médico consegue compreender se há a presença de bactérias, inflamações, infecções e alterações renais.